ENSAIOS

Vasco Araújo

11.09.2021 – 20.11.2021

New slide
Exit full screenEnter Full screen
previous arrow
next arrow

A Galeria Francisco Fino inaugura “Ensaios” do artista Vasco Araújo dia 11 de Setembro. A exposição abre o segundo semestre da programação da Galeria e pode ser visitada até 20 de Novembro.

Ensaios é a segunda exposição de Vasco Araújo na galeria e apresenta um conjunto de novos trabalhos que reflectem sobre a noção de ensaio enquanto acto de repetição. Nesta exposição, encontramos uma série de esculturas, composições de parede e intervenções no espaço que exploram o lado tentativo da duplicação do gesto e a ambiguidade dos lugares de fala e de escuta.

A série “Máquinas de Escuta”, esculturas sonoras inspiradas em aparelhos de reprodução de som, projeção de imagem e iluminação criam momentos de interação com o publico que é simultaneamente chamado a escutar e instigado a responder, num jogo que desperta o questionamento de si e do outro. Nas paredes da galeria, um texto epistolar baseado nos escritos de Félix Gonzalez-Torres percorre teto e rodapé, reforçando a relação entre o lado experimental, efémero e relacional da existência que se prolonga na produção artística.

Composições de fotografia e texto, colagens e imagens de arquivo completam o corpo de trabalho da exposição que traduz “a descoberta de um lugar novo no meu trabalho, a procura de um espaço de liberdade”, como explica Araújo.